Fique por dentro das novidades!

Eventos

Workshop AgroPrecision – Doutor em Ciências do Solo e Agricultura de Precisão traz estratégias para manejo e conservação do solo

1 ano atrás - por:

– Autor do livro Agricultura de Precisão no Rio Grande do Sul, palestrante já realizou mais de 500 palestras nacionais e internacionais –

O 6º Workshop AgroPrecision será realizado no dia 14 de junho, no município de Cruz Alta e estão confirmados palestrantes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, para compartilharem conhecimento sobre agricultura de precisão, manejo e conservação do solo, tecnologias, tendência de mercado e o futuro do agronegócio.

Um dos palestrantes será o Doutor em Ciência do Solo, Professor Antônio Luís Santi. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Maria onde ministra aulas de agricultura de precisão, plantas de lavoura e uso, manejo e conservação do solo. Durante o Workshop AgroPrecision o professor irá abordar a temática sobre “Estratégias de manejo e conservação do solo para altas produtividades”.

A adoção de estratégias de manejo para potencializar a produção e gerar maior lucratividade é essencial para os grandes e pequenos produtores rurais. Um bom manejo e a alta produtividade se dão a partir do cuidado com o solo, a cobertura do solo, a rotação de culturas, seguindo com a utilização de cultivares mais adaptados para cada região e época de semeadura, o uso da semente com vigor, adubação correta e fertilizantes que atendam às necessidades da lavoura.

De acordo com o palestrante, em sua tese de Doutorado, a determinação da variabilidade de rendimento de grãos torna-se uma ferramenta importante para a tomada de decisões no manejo e para possibilitar o conhecimento dos fatores que limitam este rendimento. Com as ferramentas da agricultura de precisão como os mapas de produtividade e a amostragem do solo utilizando o GPS são possíveis identificar a variabilidade espacial em condições de lavoura.

Um dos aspectos mais marcantes da tecnologia na agricultura foi a redescoberta de alguns fundamentos ligados ao manejo e ao gerenciamento das áreas produtivas que contemplem a racionalização do uso de insumos e um controle mais eficaz dos fatores de produção, a busca pela manutenção da qualidade dos recursos naturais, a identificação das áreas produtivas e suas potencialidades (altos e baixos rendimentos). 

Nesta edição, o 6º Workshop AgroPrecision será realizado em um único dia, com uma programação intensa e discussões que são de extrema relevância para o setor do agronegócio.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o link abaixo e confira a tese de Doutorado do palestrante Antônio Luís Santi.

 https://goo.gl/PBFnmd

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post