Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Saiba como a agricultura de precisão impacta na produtividade da sua lavoura

2 meses atrás - por:

“Estou trabalhando desde 2016 com a AgroPrecision e neste período, meu maior ganho foi com a segurança para produzir em anos de maior escassez de chuvas. Dessa forma, com um solo equilibrado, já consegui alcançar altos índices de produtividade.” – Fábio Pinto, Cliente AgroPrecision.  

O agronegócio se tornou um setor altamente competitivo, exigindo dos agricultores processos, técnicas e ferramentas que sejam capazes de auxiliá-los para que consigam extrair o máximo de produtividade das suas lavouras.

Em diversos lugares do mundo, cada grão cultivado é responsável por abastecer e movimentar centenas de outros setores, além é claro, de contribuir para o desenvolvimento econômico de cada região. Neste contexto, diversas técnicas de cultivo e manejo foram sendo aperfeiçoadas pelo mercado que oferece esse serviço, para que os agricultores tivessem em suas mãos, possibilidades de serem assertivos.

Neste contexto, há mais de quatro décadas, surgiu a Agricultura de Precisão (AP), um sistema de gerenciamento de informações da lavoura, que gradativamente teve seu crescimento potencializado com o avanço da tecnologia de referenciamento e posicionamento. Todavia, a AP não é um processo simplista, resumido em artigos e/ou conteúdos, a AP é utilizada para entender as áreas como heterogêneas e a melhor forma de maneja-las. Levando ao conceito da necessidade média para a aplicação dos insumos (fertilizantes, defensivos, água, etc.) faz com que, por exemplo, a mesma formulação e/ou quantidade do fertilizante, seja utilizada para toda a área, atendendo apenas às necessidades médias e não considerando, dessa forma, às necessidades especificas de cada parte da lavoura.

Diversos estudos apontam que um sistema de AP pode gerar diversos benefícios aos agricultores e não somente pela tecnologia, mas sim, pela precisão que como o próprio nome sugere, dá uma maior segurança aos agricultores. A AgroPrecision, que há mais de 14 anos vem trabalhando e desenvolvendo pesquisas para contribuir com a execução de serviços em Agricultura de Precisão, já colhe diversos resultados positivos de clientes que obtiveram uma excelente performance com este sistema.

 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post