Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Qual a importância da construção de perfil do solo?

1 semana atrás - por:

A construção de um perfil de solo favorável ao desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular é um dos grandes desafios dos produtores brasileiros, tanto, que nos últimos anos, este é um assunto gerador de grandes discussões, principalmente, pelos benefícios que essa técnica proporciona nas lavouras.

Uma das principais funções quando se fala em construção de perfil do solo é o combate ao alumínio tóxico em subsuperfícies e também o aumento nos teores de cálcio, com o objetivo de ter a possibilidade da raiz da planta descer com maior profundidade. Ou seja, quando é possível que o sistema radicular desça em maior profundidade, consegue-se uma maior absorção de água e nutrientes, o que gera uma maior estabilidade produtiva.

No entanto, o maior desafio concentra-se em encontrar a melhor alternativa para cada propriedade, porque cada lavoura possui uma variabilidade química diferente e é justamente por isso, que a nossa equipe técnica inicia o processo de construção de perfil do solo, com o mapeamento da fertilidade em superfície, ou seja, primeiramente, mapeamos a parte superior do solo para realizar as correções necessárias e o planejamento do que será preciso para fazer a correção das subsuperficies.

Portanto, para a correção da subsuperficie é preciso coletar uma amostra em profundidade maior, geralmente, trabalhamos com amostras de 20 a 40 cm para avaliar os teores de alumínio e cálcio presentes nessa camada. Com essa avaliação em mãos, é possível estudar cada análise para fazer uma sugestão sobre qual a melhor alternativa para se otimizar quimicamente aquela camada e fazer com que tenha o desenvolvimento radicular mais adequado, com isso, o agricultor terá maior produtividade, porque conquistará uma estabilidade produtiva ao longo do tempo

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post