Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Pulverização inteligente em taxa variável potencializa a eficiência nas lavouras

3 anos atrás - por:

A maneira com a qual o agricultor planeja a aplicação dos insumos em sua lavoura diz muito sobre a rentabilidade e os resultados que ele deseja colher futuramente. 

A pulverização pode ser feita utilizando aplicação em taxa variável, para potencializar a eficiência de fungicidas no desenvolvimento foliar da cultura e também pode ser usada com herbicidas em plantas daninhas que não foram exterminadas na dessecação normal da lavoura.

A pulverização em taxa variável é uma técnica que varia a taxa de aplicação conforme o desenvolvimento da cultura e tem a possibilidade de controlar ervas daninhas de difícil controle (escapes) conforme cada talhão da lavoura. Esse método não considera a média de toda a lavoura, mas os dados gerados em cada ponto específico. Desse modo é possível evitar o desperdício de produtos ou o exagero dos mesmos na planta podendo gerar uma economia na aplicação em áreas desnecessárias.

A pulverização inteligente em taxa variável da AgroPrecision, consegue identificar de maneira localizada e com excelência o grau de desenvolvimento da cultura e a proliferação de plantas daninhas. Assim é possível compreender as segmentações da área de produção agrícola e oferecer orientações técnicas para que o agricultor possa realizar a aplicação correta e da melhor forma possível na lavoura.

No controle de plantas daninhas, a pulverização inteligente consegue solucionar esse problema de difícil controle, identificá-las e fazer uma pulverização localizada com herbicida específico em alta concentração para que elas sejam eliminadas. Já na aplicação em taxa variável de fungicidas, aplica-se doses do produto conforme o desenvolvimento vegetativo de cada local, onde os talhões têm área foliar mais alta aplica-se doses mais altas e em áreas mais baixas, pode-se usar doses normais de fungicidas.

Quando os insumos são aplicados de forma variada, o agricultor tem algumas vantagens na lavoura. Por exemplo: a uniformidade e consequentemente o aumento da produtividade da lavoura; a diminuição do impacto ambiental, pois há uma redução de elementos químicos que são pulverizados no meio ambiente; disposição de informações e dados detalhados da lavoura que ajudam a melhorar a gestão da propriedade rural como um todo, sendo possível assim agir de forma rápida e assertiva quando acontecerem problemas na lavoura.  

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post