Fique por dentro das novidades!

Eventos

Projeto voluntário busca recuperar o Sport Club Guarany

1 ano atrás - por:

– conhecido também como Jequitibá da Serra, o clube surgiu do sonho de um grupo cruzaltense –

O Sport Club Guarany de Cruz Alta nasceu em 20 de setembro de 1913. Dessa forma, se ainda estivesse em atividade, estaria completando 105 anos de existência.

Em uma tentativa de recuperar o campo do estádio do Guarany,  a AgroPrecision se une ao um projeto voluntário e está realizando o mapeamento de fertilidade do gramado, dessa forma, fará aplicações de insumos em taxa variável, bem como a correção da fertilidade química da área. O objetivo é que possam ser realizadas partidas de futebol novamente no campo. O local guarda anos de histórias do Guarany, lembranças de ex jogadores do time e de torcedores. Assim, recuperar essas memórias e fazer com que a comunidade local preserve este lugar, também é um objetivo deste trabalho de revitalização do Clube.

A equipe da AgroPrecision já realizou a coleta das amostras de solo do campo, as quais foram enviadas para análise química laboratorial para com isso, dar-se início à construção dos mapas de fertilidade. Com o mapeamento em mãos, os técnicos farão em seguida as correções de adubos e corretivos de solo, respeitando as necessidades nutritivas de cada área e fazendo com que o gramado fique em condições de receber jogos de futebol novamente.

Em 1929, o Guarany conquistou o seu estádio, mas um ano depois fechou as portas e só retornou em 1942. O segundo recesso do time aconteceu de 1974 a 1985. O time do Guarany que foi tricampeão da Segundona, maior campeão citadino cruz-altense e que participou da Série C nacional em 1988, fechou suas portas para o futebol profissional em 2001. Desde lá, a Taba Índia – agora estádio Lino Ceretta – está com suas atividades paralisadas em virtudes de burocracias.

“Recuperar esse Clube que faz parte da história de Cruz Alta é um prazer para nós. Não estamos recuperando apenas um gramado, estamos recuperando memórias, histórias e conquistas de um time que já nasceu campeão.” – comentam os sócios da AgroPrecision, Leonardo e Rodrigo Rossato.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post