Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Programa de Adubação Inteligente: conheça como este sistema pode auxiliar as culturas de verão

1 semana atrás - por:

Em diversas regiões do Rio Grande do Sul, a colheita do trigo está praticamente concluída, dando espaço para o plantio das culturas de verão, principalmente, a soja. E, é justamente nesta época do ano, em que as preocupações dos agricultores aumentam, na vertente em que é preciso buscar alternativas para a maximização da produtividade.

A agricultura de alta rentabilidade busca incessantemente o ajuste de custos e a melhoria da eficiência nos processos produtivos. Para isso, é preciso cada vez mais, buscar informações eficientes de como investir melhor, mantendo a produtividade da lavoura em um patamar elevado para que os custos fixos e variáveis se diluam num montante maior, aumentando assim a margem de lucro.

Dentre os ajustes de custos, em alguns casos, a adubação é um dos principais insumos que ficam no ‘topo da lista de redução de custos’ pelos agricultores. No entanto, quando este investimento é diminuído na lavoura e/ou não efetivado, pode acarretar em sérios prejuízos no resultado final da produção.

A adubação é fundamental para incrementar a produtividade de culturas de verão, principalmente em solos tropicais, que se caracterizam por ter uma fertilidade química baixa e alta intemperização. Os fertilizantes possuem a função de nutrir as plantas adequadamente e corrigir o solo, se necessário. Ou seja, a adubação possui uma relação direta com a produtividade, podendo interferir positivamente ou negativamente na rentabilidade de uma lavoura.

Uma das alternativas para aumentar a eficiência da adubação é a utilização do Programa de Adubação Inteligente (P.A.I.), um sistema que a partir de análises dos mapas de fertilidade do solo, realiza um diagnóstico, levantando quais os investimentos (precisos) em fertilizantes e corretivos, que asseguram ao agricultor, um maior retorno em rentabilidade e apontam qual é a prioridade nestes investimentos.

Os engenheiros agrônomos e diretores da AgroPrecision, Leonardo e Rodrigo Rossato, explicam que o Programa de Adubação Inteligente (P.A.I.), foi desenvolvido exclusivamente pela empresa, que através de pesquisas e testes, já apresentou resultados satisfatórios em produtividade, sem alterar os investimentos já programados em adubação na propriedade.

Além disso, o P.A.I. considera os fatores técnicos de utilização de cada fertilizante e/ou corretivo. Dentre os principais benefícios do Programa de Adubação Inteligente, estão:

  • Planejamento antecipado da compra de fertilizantes e corretivos;
  • Aumento da rentabilidade;
  • Direcionamento do investimento para o nutriente que dará maior retorno;
  • Indicação da melhor fonte a ser utilizada;
  • Menor dano ao meio ambiente;

 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post