Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Principais desafios da agricultura de precisão

7 meses atrás - por:

A agricultura de precisão tem passado por diversas transformações, sendo uma atividade altamente rentável e competitiva. Justamente por esses fatores, os agricultores que desejam manter a elevada produtividade, precisam fazer com que a propriedade seja especializada e tecnológica. É neste sentido que a AP ganha ainda mais notoriedade.

Essa prática não é uma estratégia que surgiu com a chegada da tecnologia, ela começou a ser utilizada no Brasil desde os anos 90, no entanto, recentemente têm sido mais valorizada, devido ao aumento e disponibilidade de novas tecnologias e softwares desenvolvidos para a agricultura, bem como, pela necessidade que profissionais da área tem de elevar a eficiência produtiva da cultura ao máximo. Isso se dá, porque mais do que capacidade administrativa, o produtor precisa saber coletar dados e informações relativas à sua área, adaptando as tecnologias e insumos disponíveis à sua necessidade.

Todavia, por mais que a agricultura de precisão seja benéfica para o produtor e para a sua lavoura, trazendo chances de aumento de ganho real, é preciso avaliar que existem algumas dificuldades para a implantação do sistema.

Uma dessas principais dificuldades na implementação da AP é a falta de pessoas qualificadas para o processamento e análises das informações, de difusão de conhecimento sobre às tecnologias empregadas e de conhecimento técnico para transformar informações em conhecimento útil aos produtores. Além disso, a dificuldade na interpretação de um volume considerável de dados, elevado custo dos equipamentos, adaptação das tecnologias as diferentes regiões do Brasil e de popularização das técnicas envolvidas no processo, também são consideradas entraves para a sua total desenvoltura.

Por isso, desde 2005, a AgroPrecision, busca desenvolver a sua equipe técnica, aperfeiçoar os processos, manter atualizados os equipamentos e apostar em um setor de inteligência de dados muito forte, para entregar resolutividade precisa aos produtores.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post