Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Potencialize a eficiência das pulverizações na lavoura com distribuição em taxa variável

8 meses atrás - por:

A maneira com a qual o agricultor planeja a aplicação dos insumos em sua lavoura diz muito sobre a rentabilidade e os resultados que ele deseja colher futuramente. O sistema de manejo em agricultura de precisão utiliza a aplicação em taxa variável para potencializar a eficiência de fungicidas no desenvolvimento foliar da cultura e herbicidas em plantas daninhas que não foram exterminadas na dessecação normal da lavoura.

A pulverização em taxa variável proposta pela agricultura de precisão é uma técnica que varia a taxa de aplicação conforme o desenvolvimento da cultura e tem a possibilidade de controlar ervas daninhas de difícil controle conforme cada talhão da lavoura. Esse método não considera a média de toda a lavoura, mas os dados gerados em cada ponto específico. Deste modo é possível evitar o desperdício de produtos ou o exagero dos mesmos na planta resultando em uma economia na aplicação em áreas desnecessárias.

A pulverização inteligente em taxa variável consegue identificar de maneira localizada e com excelência o grau de desenvolvimento da cultura e a proliferação de plantas daninhas. Assim é possível compreender as segmentações da área de produção agrícola e oferecer orientações técnicas para que o agricultor possa realizar a aplicação correta e da melhor forma possível na lavoura.

No controle de plantas daninhas, a pulverização inteligente consegue selecionar as plantas daninhas de difícil controle, identificá-las e fazer uma pulverização localizada com herbicida específico em alta concentração para que elas sejam eliminadas. Já na aplicação em taxa variável de fungicidas aplica-se doses do produto conforme o desenvolvimento vegetativo de cada local, onde os talhões têm área foliar mais alta aplica-se doses mais altas e em áreas mais baixas pode-se usar doses normais de fungicidas.

Quando os insumos são aplicados de forma variada com a agricultura de precisão o agricultor tem algumas vantagens na lavoura. Por exemplo: a uniformidade e consequentemente o aumento da produtividade da lavoura; a diminuição do impacto ambiental pois há uma redução de elementos químicos que são pulverizados no meio ambiente; disposição de informações e dados detalhados da lavoura que ajudam a melhorar a gestão da propriedade rural como um todo, sendo possível assim agir de forma rápida e assertiva quando acontecerem problemas na lavoura.  

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post