Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Pneus de alta flutuação minimizam efeitos da compactação do solo

2 anos atrás - por:

Nos últimos anos, o setor agrícola vem passando por inúmeras transformações, a própria mecanização é um exemplo disso. Algumas lavouras sofrem com essas transformações em virtude do trafego de máquinas agrícolas em condições inadequadas de manejo, causando assim, a compactação dos solos nas propriedades.

            O termo compactação do solo refere-se ao processo que descreve o decréscimo do volume de solos não saturados quando uma determinada pressão externa é aplicada, a qual pode ser causada pelo tráfego de máquinas agrícolas ou equipamentos de transportes.

            Em solos compactados, a produtividade e desenvolvimento das plantas é menor e isso vem sendo atribuído (por pesquisadores) pelo impedimento mecânico ao crescimento radicular da cultura, o qual resulta em menor volume de solo explorado, menor absorção de água e de nutrientes.

            Por isso é preciso dispor aos agricultores um investimento em tecnologia que minimize esses efeitos, como os caminhões equipados com pneus de alta flutuação, que evitam a compactação do solo, auxiliando assim no desenvolvimento saudável das plantas.

“É justamente pensando nesses fatores que a AgroPrecision dispões deste tipo de equipamento nos caminhões, prezando pelo cuidado com o solo da lavoura, afinal, a compactação, causa perdas de rendimento e consequentemente rentabilidade aos agricultores.”– comenta os engenheiros agrônomos, Leonardo e Rodrigo Rossato.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post