Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Manejo do azevém durante o inverno

11 meses atrás - por:

– a melhor safra de verão é preparada no inverno- 

A presença de uma cobertura vegetal na lavoura nessa época é essencial para proteger o solo da radiação solar e aumentar a eficiência da ciclagem de nutrientes. Uma das alternativas usadas para fazer cobertura de solo e rotação de culturas dentro de um sistema de manejo integrado é o plantio de azevém. Este, muitas vezes de ressemeadura natural é nativo das lavouras gaúchas, e além de cobrir o solo, o azevém pode ser utilizado como planta forrageira para alimentação animal e servir de cobertura verde em pomares e no sistema de semeadura direta.

Caracterizado como uma planta rústica, o azevém plantado sem o manejo correto pode resultar em prejuízos para o rendimento de cereais de inverno e prejudicar algumas  culturas de verão. O manejo adequado inicia com o planejamento de controle da gramínea já no ano anterior, com a antecipação da dessecação no final do inverno, antes da formação de sementes com o uso de herbicidas eficientes e mais específicos. Nas áreas com manejo adequado de azevém no ano anterior, o trigo, a cevada ou a aveia desenvolve-se sem a concorrência da planta daninha.

Outra característica forte do azevém é de que, na lavoura, há a ocorrência de plantas em diferentes estágios de crescimento, o que dificulta o controle da gramínea. Para que esse processo seja mais eficiente, a aplicação de graminicidas combinado com glifosato garante a eliminação das plantas menores apresentando resultados melhores na dessecação.

A prática de sistema de integração lavoura-pecuária no Rio Grande do Sul possibilita o plantio de gramíneas na lavoura para a produção de pastagens. Nesses casos, o azevém faz a cobertura do solo, fornece forragem e se bem utilizado pode se tornar economicamente viável proporcionando o aumento na diversidade de atividades realizadas na propriedade, com menor risco econômico durante o período de inverno.

“Diante deste cenário, ou de qualquer outra cultura que será semeada é primordial que o agricultor possa realizar o planejamento do que será plantado. Assim, os resultados em lucratividade e produtividade, serão demonstrados na hora da colheita.” – argumenta o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Rossato.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post