Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Inverno X benefícios para a lavoura

11 meses atrás - por:

Estamos oficialmente no inverno e as características desta estação aparecem aos poucos no nosso dia a dia. Na nossa região, não há nada mais típico dessa época do ano do que ver os campos brancos, cobertos de geada pela manhã. Esse fenômeno ocorre quando há uma queda considerável de temperatura e o vapor da água presente no ar entra em contato com as baixas temperaturas formando cristais de gelo sobre as superfícies. Para a agricultura, esse tipo de geada, chamada de geada branca, é essencial. Através desse fenômeno é possível diminuir o aparecimento e desenvolvimento de doenças nas culturas de inverno e de verão e consequentemente aumentar a produtividade e rentabilidade da lavoura.

O frio intenso consegue combater alguns fatores ligados a queda de produtividade das culturas. A presença da geada nas lavouras também auxilia a quebrar o ciclo de várias pragas, matando grande parte da população, assim o agricultor tem uma condição no verão de menor pressão de população de pragas nas lavouras e consequentemente menos danos para a mesma. Para a agricultura é importante que se tenha um inverno com temperaturas constantes, quanto menor a variação, melhor as plantas conseguem responder a sua natureza fisiológica. Outro benefício que é considerado um dos mais importantes é que a geada elimina as plantas voluntárias da soja, que germinaram após a colheita, fazendo com que ela morra por ser muito sensível ao frio, assim o agricultor corre menos risco de ter doenças, devido a eliminação destas “pontes” de foco de doenças entre o período de entressafra.

Em condições climáticas onde a umidade do ar está baixa e o frio é intenso, acontece o fenômeno chamado de geada negra, que diferente da geada branca, costuma congelar a parte interna das plantas sem que haja a formação de camadas de gelo na superfície, este tipo de geada acaba por matar os organismos vivos pelo congelamento do conteúdo celular que devido as temperaturas baixas, congela e aumenta de tamanho, “estourando” as células, fazendo com que a planta não se recupere e morra. A ocorrência da geada branca em nossa região ajuda na morfologia e fisiologia das plantas nas culturas de inverno, levando a maior formação de afilho (perfilho), favorecendo um maior número de espigas por planta, redução do porte, menor desenvolvimento de doenças, manchas foliares e ferrugens, além de melhorar os componentes para uma maior produtividade dessas culturas.

“Um inverno com frio intenso e tempo seco auxilia para que ocorra a uma pressão menor de doenças das culturas dessa época e assim o desenvolvimento delas seja potencializado e consequentemente consigam produzir mais.” – comenta o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Rossato.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post