O Workshop AgroPrecision, em sua oitava edição, mais uma vez, mostrou o porquê se consagrou como um dos maiores encontros técnicos de fertilidade do solo, no interior do estado. Com recorde de público, palestrantes renomados e parcerias com empresas locais e mundiais, o evento levou para Cruz Alta, temáticas que permitiram ao público, se munir de informações para tomar decisões baseadas em dados e não em opiniões.
Com o tema “equilíbrio nutricional na prática e sua relação com os custos”, o Engenheiro Agrônomo e diretor técnico da Physioatac Consultoria, Gabriel Schaich, levou para os participantes informações essenciais para uma correta tomada de decisão na lavoura. O palestrante que é Mestre na área de Fisiologia de Plantas Cultivadas, Especialista em Marketing no Agronegócio, Gerência de Produtos, possui experiência em docência, pesquisa, desenvolvimento de mercado e gestão de produtos nutricionais.
Durante a sua apresentação, Gabriel Schaich, destacou que, apesar de antigo, o conceito de equilíbrio nutricional ainda é bastante discutido nos dias atuais, trazendo dados de nível global acerca de regiões com maior quantidade de luz e o quanto dessa luz é convertida em plantas. O palestrante pontua, porém, que o fato de ter mais luz nem sempre é um fator decisivo para definir a quantidade de plantas: “a própria Amazônia tem menos luz que o deserto Saara, mas acaba tendo mais plantas porque tem mais água, necessária para converter essa luz em plantas”, afirma.
Além disso, o palestrante abordou questões técnicas como formas de correlacionar o equilíbrio nutricional na prática de manejo, vinculando à área de atuação da Physioatac Consultoria e aos manejos que acontecem no período de entressafra, como a correção do solo, a importância de se fazer um bom perfil e o quanto isso pode impactar em anos como o que passamos.
Os organizadores do Workshop AgroPrecision comentam que palestras técnicas como a do Mestre na área de Fisiologia de Plantas Cultivadas, Gabriel Schaich, reforçam o compromisso do evento, em oportunizar aos participantes, a possibilidade de visualizar um cenário amplo da agricultura, podendo, adaptar as estratégias para as suas propriedades.