Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Entenda a importância da gestão financeira nas propriedades rurais

2 meses atrás - por:

A agricultura no Brasil é um setor de extrema relevância para a economia do país, tanto que, em diversos seminários, congressos e até mesmo em centros de pesquisas, estudam-se técnicas para melhorar a maximização da produtividade. Todavia, o que pouco se discute é sobre a importância de o agricultor entender a sua propriedade rural como uma empresa.

Hoje, o agronegócio tomou uma proporção nunca vista nas lavouras: o agricultor pensar de dentro para fora da sua propriedade. Comumente é entendido como gestão, uma série de ferramentas complexas, que exigem grandes estudos e percepções de especialistas, no entanto, a gestão da propriedade rural, embora, não possa ser entendida de forma simplista, se caracteriza por um conjunto de ações para melhorar o planejamento, organização e controle das atividades do ponto de vista financeiro, ajudando o agricultor a tomar decisões mais consistentes, de modo, que o mesmo possa gerenciar os processos, maximizar a produção e minimizar os custos, visando a busca por melhores resultados financeiros.

Diversos especialistas comprovam que a gestão das propriedades é fundamental para que o produtor tenha uma boa administração de riscos de preços e de custos de produção. Como o economista, Antônio da Luz, que durante a sua palestra no 7º Workshop AgroPrecision, reafirmou a importância de o produtor entender a sua propriedade como um negócio, que precisa metas, prazos e mensuração.

“Mesmo que o agricultor não tenha paciência para os processos financeiros, ele precisa aprender questões essenciais sobre o assunto, olhando pela ótica da viabilidade econômica, percebendo que a gestão não é algo hereditário, mas sim, algo adquirido e que crescer é um processo racional e não emocional, por isso, precisamos dos números para entender o nosso momento de crescer. ” – explica o economista.

Com uma rotina de boa gestão o produtor consegue organizar e planejar as suas ações, definindo a quantidade de capital e a qualidade de seus investimentos com menor chance de falhas. Portanto, uma boa gestão financeira, possibilita que o agricultor compreenda estrategicamente o que está investindo, como está investindo e onde está tendo seu retorno é justamente por isso, por impactar diretamente no lucro da sua propriedade, que se faz tão importante a gestão financeira nas lavouras.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post