Fique por dentro das novidades!

Eventos

Engenheiro Agrônomo – 85 anos da regulamentação no Brasil

7 meses atrás - por:

O Brasil é um país em que boa parte da economia está voltada à agricultura e nesse cenário o Engenheiro Agrônomo exerce um papel fundamental desenvolvendo novas tecnologias e desbravando as fronteiras agrícolas, com isso é possível gerar mais alimento e riqueza para a sociedade. A profissão de Engenheiro Agrônomo foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.196 de 1933. Hoje em dia, este profissional deixa de ter apenas a função de atuar na melhoria da atividade agrícola para ser uma das peças principais de todo o agronegócio brasileiro.

O Engenheiro Agrônomo é responsável pelos processos produtivos agrícolas desde o planejamento da safra até o pós-colheita na comercialização dos produtos gerados pelo agronegócio. O sucesso ou fracasso de uma cultura depende das decisões, insumos, sementes e cuidados tomados pelos agrônomos e os agricultores.

É em função do trabalho dos engenheiros agrônomos que é possível obter uma maior produtividade da lavoura, unindo conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico e a experiência do trabalho. Estes profissionais aprimoram e potencializam a produção com o auxílio de tecnologias da agricultura de precisão colaborando para o aquecimento da economia do nosso país e o crescimento dos agricultores.

Através de pesquisas de engenheiros agrônomos desenvolvem-se defensivos menos agressivos ao meio ambiente, manejos integrados de pragas, manejo da lavoura com precisão que permitem traçar estratégias mais assertivas sobre o uso e manejo do solo, manejo de nutrientes e melhoramento genético do solo, entre outros. Na agricultura de precisão os agrônomos trabalham com inovação e desenvolvimento de softwares para maquinário agrícola, utilizando GPS e computadores para realizar o mapeamento da fertilidade do solo, a aplicação em taxa variável para corrigir a deficiência de nutrientes da terra e o planejamento da lavoura.

Pelo dia nacional do Engenheiro Agrônomo, queremos deixar a nossa homenagem e agradecimento a estes homens e mulheres que tomaram a decisão de fazer mais pelo agronegócio no Brasil. Através do trabalho, de pesquisas e inovações destes profissionais, do conhecimento técnico, ambiental, social e econômico, que hoje é possível produzir mais com menor impacto ambiental e uso equilibrado de defensivos agrícolas.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post