Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Dessecação antecipada : uma forma eficiente de potencializar a produtividade da lavoura

12 meses atrás - por:

A dessecação da lavoura para o cultivo dos grãos consiste na utilização de herbicidas de ação sistêmica ou de contato que façam a eliminação completa das plantas daninhas presentes na área que será plantada a próxima cultura. Na região Sul, geralmente a dessecação é realizada antes da semeadura da soja ou depois de colhida a safra de trigo.

No sistema de plantio direto, uma das formas de manejo da lavoura mais utilizada pelos agricultores, a dessecação sequencial no final do inverno é fundamental e praticamente obrigatória para que a semeadura da soja seja realizada no limpo, desse modo a germinação e o desenvolvimento inicial da planta se desenvolve em condições mais favoráveis, com o controle de plantas daninhas e a facilidade no manejo de pragas dentro do ciclo da cultura de verão. A aplicação de herbicidas dessecantes antes do plantio é realizada também quando o agricultor visa apenas eliminar a vegetação pré-existente de maneira rápida e eficiente, o que acontece quando existe cobertura de solo ou quando o produtor utiliza o espaço para integração lavoura-pecuária na época de frio mais intenso.

O manejo químico de plantas daninhas antes da semeadura das próximas culturas no solo ocorre de forma variada, pois considera-se que na lavoura existem diversas espécies de plantas diferentes e o nível de infestação não é o mesmo, além das condições climáticas que influenciam no desenvolvimento e infestação desse tipo de dano. Para que o combate seja feito de forma variada e consequentemente com mais eficiência, o herbicida utilizado deverá aplicado com base no Manejo 4C e dos fatores que influenciam para o desenvolvimento das plantas daninhas naquele local.

A AgroPrecision busca gradativamente adequar-se às mudanças e as tecnologias neste segmento para oferecer aos seus clientes, soluções precisas e viáveis para estes problemas, desta forma, trabalhando com a pulverização inteligente, consegue maximizar a produção da cultura. Com a utilização deste serviço o agricultor evita o desperdício, aumenta a eficiência do tratamento na aplicação, cria arquivos de recomendação de doses para todos os equipamentos do mercado e tem os dados disponibilizados online para visualização. É uma ferramenta eficiente para que o agricultor tome decisões mais assertivas e obtenha maior rentabilidade e produtividade na lavoura.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post