Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Defensivos agrícolas: cuidados na aplicação

2 anos atrás - por:

Um bom planejamento para todos os processos que permeiam desde o plantio até a colheita, ainda é um dos fatores que mais interfere na produtividade e na lucratividade das lavouras.

A falta de planejamento para a aplicação de defensivos agrícolas é uma das problemáticas que ainda é realidade nas lavouras brasileiras. O planejamento pode determinar o desenvolvimento de cada cultura e causar grandes perdas de produtividade. Pesquisas apontam que essas perdas podem chegar a 12 sacas por hectare nos casos em que a área foliar não esteja boa no período de enchimento dos grãos.

O engenheiro agrônomo Leonardo Rossato, explica que além do planejamento para a aplicação de defensivos na lavoura, o ideal é saber a hora certa de aplicar esses produtos, identificando quanto de área foliar estará sendo pulverizada, bem como o estágio da cultura, qual planta daninha, praga ou doença está atacando a mesma e, que para isso é preciso tomar a decisão rapidamente utilizando o produto correto para assim evitar danos a cultura.

Outro fator determinante na hora da aplicação dos defensivos é ter cuidado no cálculo da quantidade de cada produto. O engenheiro agrônomo Rodrigo Rossato, comenta que no mercado estão disponíveis diversos simuladores e tabelas que auxiliam o agricultor a verificar se a quantidade de produto e a velocidade de aplicação estão adequados para a necessidade da lavoura. Além disso, atualmente, temos diversas consultorias especializadas em qualidade de aplicação, regulagem de pulverizadores e análise da qualidade e volume de gotas que atinge o alvo. O agrônomo ainda ressalta, que uma indicação precisa da quantidade de cada defensivo é determinante para garantir o desenvolvimento saudável do cultivo. 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post