Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Cultura do trigo: entender o contexto geral da lavoura é um dos fatores para garantir a produtividade do grão

2 semanas atrás - por:

O trigo é uma cultura de inverno com ciclo anual, que normalmente, tem o seu período de plantio entre os meses de maio e início de julho no Rio Grande do Sul, com algumas exceções, podendo variar de acordo com cada estratégia da lavoura.

Tradicionalmente, no Rio Grande do Sul, o excesso de chuva e a instabilidade climática ao longo do ciclo do trigo, afeta diretamente a produtividade, como o surgimento de patógenos e outras doenças. Mas para que o agricultor tenha sucesso com essa cultura, deve-se levar em consideração uma sequência de tratos culturais, começando pela dessecação de plantas voluntárias e de plantas com sementes dormentes no verão que emergem no inverno, tudo para que seja evitado a competição interespecíficas e doenças.

Outros fatores também precisam ser analisados, como a rotação de culturas, que além de ser eficiente para o aumento no rendimento dos grãos de trigo, também ajudam a proteger a cultura da incidência de pragas, doenças e plantas daninhas. Bem como, a escolha da semente adequada, porque sementes sadias com boa germinação, plântulas com crescimento vigoroso e com menor risco de doenças, são importantes para garantir a produtividade, atentando-se para a certificação de que a semente não foi armazenada inadequadamente, o que poderia comprometer o seu rendimento.

Mas além disso, um dos pilares mais importantes de todo o processo é o solo. Para garantir o terreno ideal para a boa germinação, o essencial é realizar a análise do solo e fazer a correção dele com calcário, fertilizante ou ambos. O calcário corrige a acidez, ampliando a absorção pelas plantas dos elementos presente no adubo. A calagem favorece o desenvolvimento das raízes e facilita a utilização dos nutrientes do solo e dos adubos pelas plantas. Já o uso de fertilizantes, que representam aproximadamente 25% do investimento na lavoura, segundo pesquisas, ajuda no incremento da produtividade e pode impactar na qualidade dos grãos.

Ou seja, antes de tudo é importante analisar todo o contexto, pensando na lavoura antes de cada cultura, entendendo-a como um negócio, que precisa de dados precisos para decisões corretas. E é exatamente, o que a equipe técnica da AgroPrecision oferece a seus clientes, uma consultoria especializada, orientando o produtor do início ao final dos processos da lavoura.

 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post