Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Como obter uma lavoura de verão rentável desde a semeadura

9 meses atrás - por:

Estamos na época de colheita da cultura do trigo e início do plantio da safra de soja 2018/19. Os agricultores que conduziram um inverno da melhor maneira possível, combatendo as ervas daninhas, realizando cobertura de solo, mapeamento de fertilidade e corrigindo as deficiências nutritivas, chegam agora na fase de pré-semeadura e semeadura da cultura de verão. As etapas de cuidado com o solo durante o inverno auxiliam para que, na semeadura da soja, o solo esteja nutrido e a semente receba aquilo que necessita para germinar e se desenvolver de forma saudável e no final alcançar um bom rendimento.

O agricultor deve ser muito cauteloso com a velocidade de plantio da semente e a distribuição correta dela na lavoura pois é uma das etapas mais importantes de toda a cultura. Estas devem estar reguladas para que não ocorra uma heterogeneidade da distribuição de sementes ao longo da linha resultando na disputa por nutrientes, luz e água pelas plantas que estejam próximas durante o crescimento. A soja é uma cultura que praticamente não compensa falhas de plantio durante o desenvolvimento, também é muito importante que o agricultor esteja atento ao teor de umidade na hora do plantio.

A semeadura em solos manejados por sistema de plantio direto consiste em algumas operações, dentre elas a eliminação de plantas remanescentes sobre o solo; a abertura do sulco de fertilizantes e sementes, suas distribuições e deposições; a compactação e o fechamento dos sulcos. Técnicos agrícolas e os próprios agricultores estão identificando diversas falhas nessa distribuição de fertilizantes e sementes durante o plantio, problema este que resulta em menor potencial produtivo da cultura.

Nesta fase, é muito importante que você agricultor, utilize em sua lavoura sementes de qualidade, que sejam vigorosas para que a planta possa crescer vigorosa e de forma estável na lavoura. Também é essencial semear da melhor forma possível, com teor de umidade adequado no solo, com cobertura vegetal, e assim obter uma boa germinação da semente que produz plantas vigorosas e consequentemente ter sucesso na colheita.

Depois do plantio é importante também conduzir a lavoura de maneira correta. Para isso, procure um técnico de confiança e fique ao lado de especialistas que conheçam a sua lavoura assim como você. Procure identificar antecipadamente as áreas que apresentam deficiências nutritivas ou histórico de com ataque de pragas  e plantas daninhas para que estes problemas sejam resolvidos a tempo e assim tenha uma boa safra.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post