Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Como o potássio pode auxiliar na rentabilidade das lavouras?

4 anos atrás - por:

É de conhecimento geral que o sucesso na agricultura, está diretamente ligado a diversos fatores, que vão desde o planejamento da cultura, até a colheita. Todavia, a correta nutrição das plantas, gradativamente, vem ocupando um importante papel quando o assunto é rentabilidade.

A certeza de que as lavouras estejam recebendo níveis adequados dos nutrientes necessários para as plantas, aliada a boas práticas agronômicas são garantias de que a cultura terá bom desempenho com produtividade alta. Incorporado ao fator nutrição, estão os macronutrientes, estes, desempenham funções essenciais no desenvolvimento das plantas, mas a deficiência de apenas um deles pode prejudicar toda a produção de culturas.

Entre os macronutrientes presentes nas plantas, o Potássio (K) é considerado o elemento mais abundante. Ele é absorvido pelo solo através das raízes e desempenha a função de sustentar o crescimento e a reprodução da planta. Além disso, o Potássio eleva a produtividade das lavouras porque auxilia no crescimento das raízes, aprimora a tolerância da planta a seca, ao excesso de água, a elevação e a queda de temperatura, auxilia na fotossíntese e na formação de alimento, produz grãos ricos em amido, eleva o conteúdo proteico da planta e ainda, ajuda a retardar a disseminação de doenças da lavoura e nematóides.

O potássio é um elemento bastante móvel na planta e é deslocado dos tecidos mais velhos para os mais jovens. Consequentemente, os sintomas da deficiência em potássio normalmente ocorrem primeiro nas folhas inferiores e progressivamente avançam rumo ao topo, conforme a gravidade da deficiência se incrementa. Um dos sinais mais comuns da deficiência em potássio é o amarelamento ao longo das margens da folha, o que em casos drásticos, a margem queimada da folha pode se desprender. No entanto, em lavouras com folhas largas, como nas de soja e algodão, toda a folha pode cair, resultando em uma perda da área foliar prematura da lavoura.

Lavouras com deficiência de potássio crescem lentamente e possuem sistemas de raízes desenvolvidos precariamente. Os caules são fracos e a formação e peso dos grãos a prejudicada. Os fertilizantes comuns de potássio são completamente solúveis em água e possuem uma elevada concentração de sais. Assim, se posicionados muito próximo de sementes ou transplantes, podem reduzir a germinação e a sobrevivência da planta.

No entanto, todo esse processo é necessário que seja realizado com a orientação de um profissional qualificado na área, que tenha conhecimento técnico para que a quantidade de aplicação, seja realizada de maneira eficiente, garantindo a lucratividade e rentabilidade na lavoura.

*Créditos da imagem: agroadvisor.com.br

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post