Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Como maximizar a produtividade da soja através do solo

9 meses atrás - por:

O resultado para se obter uma boa safra da cultura de verão começa muito antes do plantio da semente. Especialistas consideram que para que se tenha uma maior produtividade e rentabilidade da cultura a ser plantada, é necessário que se faça a análise e correção do solo antes da semeadura. Como muitos agricultores brasileiros emendam uma cultura na outra em virtude de utilizar o método de plantio direto na lavoura, é necessário que se faça o tratamento do solo na entressafra.

No sistema de plantio a rotação de culturas e a cobertura de solo na entressafra devem ser prioridades, e o revolvimento direto do solo não deve ser realizado. Quando conduzido corretamente, esse sistema permite que o agricultor aumente a produtividade na área plantada, pelo aumento da ciclagem de nutrientes, melhoria química, física e biológica do solo, gerando resultados positivos da adoção desta técnica.

Através dos métodos utilizados pela agricultura de precisão, entende-se que para que o solo seja preparado de maneira adequada, seja feita a análise de fertilidade do solo. Com base nos dados obtidos através desta ferramenta são adotadas medidas para realizar primeiramente a correção e recuperação da fertilidade química do solo – considerando também a época certa, dose certa, fonte certa e o local correto de colocar este fertilizante.  

A soja é adaptada a todo o território nacional, mas o solo em que ela será implantada deve ter uma boa disponibilidade de nutrientes essenciais para o desenvolvimento completo da planta com boa capacidade de disponibilidade hídrica. Outro fator que deve ser considerado no momento de semeadura da soja é a temperatura do solo, considerando uma média entre 20º a 30º como temperatura adequada para o plantio. Temperaturas inferiores ou acima destas citadas podem ser prejudiciais para a semente e resultar em uma drástica redução nos índices de germinação e emergência da planta.

Realizar o planejamento da cultura com antecedência e de maneira adequada é essencial para que o agricultor garanta a maximização da cultura. Além disso, o conhecimento e aplicação das principais técnicas de manejo, adubação, correção do solo e tecnologias da agricultura de precisão são importantes para atingir melhores resultados em cada local, diminuindo o impacto ambiental e os gastos com insumos comparado ao manejo tradicional da lavoura.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post