Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Como evitar desperdícios com a aplicação em taxa variável

1 ano atrás - por:

O primeiro aspecto que deve ser considerado para evitar desperdícios com a aplicação em taxa variável é conhecer o equipamento que irá fazer a distribuição dos corretivos e fertilizantes, saber fazer as regulagens necessárias e conferir as mesmas conforme o trabalho vai sendo desenvolvido, verificando a necessidade de ajustes.

Por outro lado, também é primordial que o sistema de distribuição esteja em perfeitas condições (pratos e palhetas novas sem desgaste), sistema hidráulico com controlador de temperatura (para não modificar a viscosidade do óleo hidráulico e alterar assim a velocidade dos pratos de distribuição), esteira de alimentação dos pratos em bom estado e bem lubrificada.

Com os mapas de fertilidade de solo em mãos, ocorre o planejamento das adubações dos corretivos e fertilizantes. Após este planejamento os arquivos de aplicação devem ser testados no equipamento para que não ocorram imprevistos no momento da aplicação e regulagem.

O engenheiro agrônomo, Leonardo Rossato, explica que também é preciso verificar a qualidade e o tipo do produto que será aplicado, pois se existe pó em um fertilizante, consequentemente, esta característica deve ser considerada na hora da regulagem da dose e faixa de aplicação.

“Vale ressaltar também outro ponto bastante frequente, a umidade dos corretivos de solo a serem aplicados. O que é preciso levar em consideração para regular a dose da melhor maneira, para que assim o que foi planejado nos mapas de aplicação seja realmente aplicado.” – comenta.

Portanto, com a utilização dos mapas de aplicação em taxa variável é possível evitar desperdícios de corretivos e fertilizantes, pelo fato de colocar os produtos na dose correta e no local correto, aumentando a eficiência agronômica deste fertilizante, pois desta forma é possível corrigir as áreas deficientes e manter a fertilidade nos locais onde a mesma se encontra corrigida.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post