Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Como a análise do solo é uma importante técnica para potencializar a produtividade das lavouras?

2 anos atrás - por:

O ano 22 iniciou com grandes desafios para o agronegócio brasileiro, uma vez que, a forte seca que assolou diversas regiões do Rio Grande do Sul, culminando com os altos valores de fertilizantes, bem como, a falta destes, fez com que o agricultor tivesse que se preocupar ainda mais, com os resultados da safra e o preparo para as próximas culturas.
Em anos difíceis como este, estar preparado com informações, das quais, sejam capazes de orientar as corretas decisões na lavoura, é a grande chave para otimizar os recursos investidos. Para que o agricultor obtenha uma produtividade satisfatória em sua lavoura, diversas técnicas passaram a ser discutidas para melhorar esses processos.
Cada safra exige uma atenção e um cuidado diferente na lavoura, com ferramentas que permitem que o agricultor tenha mecanismos para se precaver de possíveis perdas de produtividade durante o cultivo.
Neste contexto, o mapeamento da fertilidade do solo é uma das estratégias que podem ser utilizadas para obter um melhor planejamento da área cultivada. A partir deste procedimento, é gerado um diagnóstico preciso das necessidades de nutrientes do solo, permitindo ao agricultor a possibilidade de escolher a melhor alternativa de fertilizante e dose para a sua lavoura, uma vez que, com o mapeamento da fertilidade do solo, é possível equilibrar os nutrientes e verificar quais as subáreas que estão necessitando de cuidados naquele momento.
A análise química do solo é fundamental para o produtor conhecer a real necessidade em quantidade e tipo de nutriente que o solo precisa. Através da coleta de solo georreferenciada, é possível criar mapas de fertilidade química e através destes mapas, corrigir as deficiências e excessos dos nutrientes em cada local, dessa forma, a eficiência na utilização de um fertilizante ou corretivo é melhorada, tendo por consequência o aumento do potencial produtivo das áreas que recebem este tratamento.
O mapeamento detalhado do solo, além de determinar a quantidade de macronutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, que são os mais exigidos pela planta, também detectam os micronutrientes, como zinco, ferro, entre outros, exigidos em menor quantidade, mas que também são importantes para a boa produtividade.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post