Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Colheita do milho exige cuidados específicos

1 ano atrás - por:

– o ponto ideal de colheita é importante para ter qualidade de grãos-

Aconteceu no dia 26 de janeiro, a abertura oficial da Colheita do Milho no Estado, evento realizado na Granja Ouro Verde, no município de Giruá.

A colheita é um procedimento agrícola em que o produtor deve planejar todas as fases de forma a integrar a colheita ao sistema de produção, obtendo assim, um produto (grão ou semente) que apresente um excelente padrão de qualidade. Nesse sentido as etapas, desde a implantação da cultura, até o transporte, secagem e armazenamento dos grãos precisam estar diretamente relacionadas. 

A colheita do milho pode ser iniciada conforme avaliação feita da lavoura pelo responsável, após a maturação fisiológica do grão ter finalizado, o que acontece no momento em que praticamente todas as sementes na espiga apresentam uma pequena mancha preta no ponto de inserção das mesmas com o sabugo, indicando que não há mais movimentação de amido para o grão.

Após identificar esta fase, o acompanhamento praticamente diário da cultura irá indicar o momento da colheita conforme for a demanda de cada produtor, por exemplo, um produtor que irá semear uma soja ou feijão de segunda safra sob a mesma área que está o milho, provavelmente antecipará a colheita, colhendo a lavoura com maior umidade do grão, mas ganhando em potencial produtivo da soja. Caso o objetivo seja diferente, de modo geral espera-se o teor de umidade baixar para entre 20 a 23% de umidade, que é a faixa que ocorre a menor quebra de grãos.

Todavia, para que se chegue até esse estágio da colheita é preciso que todo planejamento anterior tenha sido bem executado, lavouras bem adubadas, com solo corrigido, semeadura bem-feita e cuidados com o ataque de pragas e controle de plantas daninhas. Também para obter os melhores resultados em termos de produtividade, deve ser planejada, visando a funcionalidade e operacionalidade das máquinas e equipamentos envolvidos na colheita. Sendo assim, geralmente as áreas devem ser divididas de forma a facilitar a movimentação da colhedora e do escoamento dos grãos colhidos.

Além disso, outros fatores como a regulagem da colhedora, experiência do operador, eficiência na colheita e transporte, precisam ser levados em conta quando se espera a obtenção de uma boa colheita. 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post