Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Cobertura de solo no inverno: planejamento de toda propriedade que visa maior produtividade no verão

5 dias atrás - por:

É de conhecimento do agricultor que o plantio das culturas de inverno é fundamental para a cobertura do solo, bem como, a rotação de culturas na lavoura. Esse processo contribui para reduzir o estresse do sistema do solo, planta e microrganismos, ajuda na redução de plantas daninhas resistentes a herbicidas, reduz a incidência de pragas e, consequentemente, a utilização de inseticidas, herbicidas e fungicidas. Além disso, o plantio de culturas de inverno auxilia no processo de mineralização do nitrogênio no solo e ciclagem de nutrientes.

A cobertura do solo faz parte de um planejamento de cada propriedade e influencia diretamente no potencial produtivo das culturas de verão. As principais culturas de inverno com finalidades econômicas plantadas aqui na região sul são: trigo, aveia, azevém, canola e cevada. Embora há alguns anos, já venha sendo difícil manter a rentabilidade desses grãos, as mesmas, possuem um papel importantíssimo na conservação do solo, rotação de culturas e manutenção do plantio direto.

Outra oportunidade da cobertura do solo no inverno, bastante utilizada nas lavouras, sem a finalidade de colheita, é o uso de policultivos. Esta alternativa preza pela mistura equilibrada de diversas plantas, com o objetivo de produzir o máximo de matéria seca possível com uma ciclagem de nutrientes maior e direcionada para a cultura de verão que virá em sucessão. Assim, tem-se um retorno econômico maior na cultura de verão e com maior rentabilidade.

O planejamento de toda propriedade que visa maior produtividade no verão deve iniciar na utilização de culturas de cobertura no inverno e com correções de fertilidade necessárias, ou seja, o investimento no inverno irá refletir diretamente na produtividade do verão. Por isso é importante visualizar o solo como um sistema, no qual é necessário realizar o manejo correto para quebrar o ciclo de pragas, plantas daninhas, doenças e buscar a restituição do equilíbrio entre nutrientes já no inverno. Dessa forma, é possível aumentar as possibilidades de uma maior produtividade de colheita na cultura de verão.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post