Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Área Experimental AgroPrecision: a busca pela maior rentabilidade no inverno

10 meses atrás - por:

Na lavoura o solo é o local onde estão armazenados os nutrientes essenciais para que a planta cresça e se desenvolva de maneira a conseguir maior produtividade e com qualidade para entregar rentabilidade ao agricultor. As tecnologias e inovações que são criadas para a agricultura diariamente, agregam e aumentam o potencial produtivo da lavoura e, ao mesmo tempo, as empresas precisam estar atentas a todo esse desenvolvimento, buscando alternativas, testando, pesquisando e criando meios que possam ligar a produção com práticas sustentáveis.

A AgroPrecision tem como missão viabilizar soluções qualificadas, inteligentes e sustentáveis que vão ao encontro da evolução do agronegócio e das pessoas. Por isso, desde 2017, vem fazendo experimentos e pesquisas em sua Área Experimental, aplicando tratamentos diferentes na cultura da soja, em 110 parcelas de uma área com mais de 70mil m² de lavoura.

Os trabalhos que estão sendo conduzidos na Área Experimental, nesta época do ano, são voltados às culturas de inverno com a cultura do trigo. O objetivo deste estudo é analisar o efeito residual de todos os tratamentos aplicados anteriormente na cultura da soja, entre eles doses diferentes de calcário, utilização de silício, correção de potássio, enxofre, e, entre outros. Tudo isso para que possa ser avaliado o potencial de investimento a ser feito pelo agricultor na cultura do trigo.

Sabe-se que o trigo é uma cultura de inverno que há alguns anos vem sendo discutida por profissionais, especialistas da área e agricultores, a respeito de sua rentabilidade. Por esse motivo é essencial que se tenham dados e informações de qualidade sobre o posicionamento de fertilidade deste cultivo e, assim, ter uma melhor eficiência produtiva e, consequentemente, aumentar sua rentabilidade.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da AgroPrecision, Rodrigo Rossato, a colheita destas parcelas de trigo será feita no mês de outubro e posteriormente serão realizadas as análises e estudos sobre a fertilidade e produtividade a cultura. A iniciativa de se aplicar estudos como este em uma área experimental se deu a partir da necessidade de entregar aos agricultores informações precisas e o detalhamento da lavoura, para que se tenha, a cada safra, um número menor de perdas de cultivo e uma maior rentabilidade.

“Realizar um estudo destes, em uma grande área, com espaço para fazer manejos em diferentes proporções e, assim, obter informações mais precisas e auxiliar o agricultor na tomada de decisões na própria lavoura é essencial. A AgroPrecision entrega aos clientes informações concretas e aplicáveis com a qualidade e confiança da agricultura de precisão, com o conhecimento da realidade local e regional das lavouras”. – comenta o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Rossato.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post