Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Aplicação em taxa variável: como aumentar a eficiência na gestão da lavoura

2 meses atrás - por:

O avanço tecnológico associado ao alto conhecimento da fertilidade do solo através da agricultura de precisão e digital, são vistos como motivos principais para o aumento da produtividade de grãos no Brasil nas últimas safras. Este tipo de agricultura moderna torna o mercado do agronegócio mais competitivo, exigindo que os agricultores busquem aprimorar a capacidade de gestão da propriedade, gerando dados e informações mais assertivas sobre a aplicação de insumos e fertilizantes na lavoura, bem como da fertilidade e produtividade do solo.

A aplicação de insumos em taxa variável na agricultura de precisão considera a variabilidade espacial da fertilidade do solo, através de diversos fatores, dentre eles o teor de nutrientes e a população de plantas. Esta forma de aplicação fornece insumos de acordo com a necessidade específica de cada talhão da lavoura, sendo que o grande diferencial está neste tipo de aplicação, não trabalhar com médias como na agricultura convencional, mas sim, na geração de dados específicos de cada subárea através dos mapas de fertilidade. Dessa forma, o agricultor pode fazer o tratamento de acordo com a deficiência e nutrição encontrada em cada parte de solo.

Aplicar dosagens certas de fertilizantes e herbicidas em cada subárea gera uma eficiência de custos principalmente na compra desses insumos, promovendo para a planta somente aquilo que ela precisa, evitando o desperdício ou o exagero de produto, fazendo a distribuição de forma correta e dessa forma aumenta a produção por hectare. Essa racionalização no uso dos insumos agrícolas também ajuda a diminuir o impacto ambiental nos processos de manejo de uma lavoura.

Levando em consideração fatores como o cultivo, a época de plantio das sementes, as variabilidades do solo, as condições de umidade, a nutrição do mesmo e unindo a aplicação de insumos em taxa variável, o agricultor tem em mãos um método assertivo de produção e gestão da lavoura.

 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post