Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Aplicação de fungicidas na cultura da soja

1 ano atrás - por:

A cultura da soja se destaca e vem crescendo gradativamente como um dos principais cultivos agrícolas mundiais, uma vez que é fonte de alimento muito importante para a crescente população mundial.

Especialmente no Brasil, a evolução deste grão tornou-se nítida, com pesquisas que aperfeiçoam todo o processo desde a semeadura até a colheita. Há alguns anos não se falava em cultivo de soja em determinadas regiões, no entanto, atualmente essa cultura se tornou uma das principais fontes econômicas do país.

Durante o desenvolvimento da soja há diversos processos que podem implicar de forma positiva ou de forma negativa na produtividade. Existem fatores sobre os quais não é possível ter um controle (muito menos prevenir) como o excesso de chuva, excesso de sol, luminosidade, etc., e outros que é possível interferir com técnicas de manejo adequadas.

Dentre esses fatores que é possível controlar, destaca-se o controle das doenças que atacam a cultura através da aplicação de fungicidas, isto porque, junto ao crescimento da cultura em área, também vem o aumento da pressão de doenças que pode reduzir significativamente a produtividade, levando à grandes perdas na lavoura. Dessa forma, a utilização de fungicidas para o controle das doenças da soja é uma ferramenta fundamental que faz parte do manejo integrado.

“O mercado disponibiliza diversos tipos de fungicidas, no entanto, para isso é preciso de uma orientação técnica qualificada para indicar qual o melhor princípio ativo ou a mistura destes para utilizar garantindo um controle preventivo e eficaz.”- ressalta o engenheiro agrônomo, Rodrigo Rossato.

São inúmeras as pesquisas científicas que permitem ao agricultor buscar conhecimento mais aprofundado sobre esse tipo de assunto. Cada linha dessas pesquisas, busca teorizar e relativizar conceitos científicos a respeito da temática.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o link abaixo e confira o artigo científico.

https://goo.gl/6WTpDU

*Créditos do artigo: Fernando Storniolo Adegas / Embrapa Soja 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post