Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Alternativas para evitar a compactação do solo

1 ano atrás - por:

O setor agrícola é uma atividade que passa constantemente por inúmeras transformações, a própria mecanização é um exemplo disso.

Com um ritmo acelerado de plantio, semeadura e colheita, tem-se uma otimização do tempo, das condições climáticas e da mão-de-obra, na maioria das lavouras o tráfego intenso de maquinários agrícolas em condições inadequadas de manejo, causam a compactação dos solos nas propriedades.

O termo compactação do solo faz referência ao processo que descreve o decréscimo do volume de solos não saturados quando uma determinada pressão externa é aplicada, a qual pode ser causada pelo tráfego de máquinas agrícolas ou equipamentos de transportes. Em solos compactados, a produtividade e desenvolvimento das plantas é menor e isso vem sendo atribuído, por meio de pesquisas, ao impedimento mecânico do crescimento radicular da cultura, menor oxigenação, menor absorção de água e de nutrientes pelas plantas devido ao menor volume de solo explorado.

Para minimizar todos esses efeitos, algumas decisões técnicas podem ser tomadas, como rotação de culturas, acréscimo de matéria orgânica, tráfego controlado, etc. Outra técnica de suma importância é a utilização de pneus de alta flutuação, que garantem uma maior área de contato com o solo, distribuindo, assim, melhor o peso do equipamento, evitando o aumento da compactação. Por isso, a AgroPrecision investe alto e dispõem em seus caminhões este tipo de acessório (pneus de alta flutuação) para que não haja prejuízo no pleno desenvolvimento das plantas, evitando perdas de rendimento e, consequentemente, aumentando a produtividade e lucratividade.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post