Fique por dentro das novidades!

Eventos

Agrotech e Startups – o gerenciamento eficiente da propriedades através do seu celular

1 ano atrás - por:

Tecnologias que administram uma propriedade inteira remotamente com o único objetivo de aumentar a eficiência, reduzir os custos e dar mais produtividade à lavoura, essas são as chamadas startups do agro. Através do auxílio de equipamentos que realizam o mapeamento das lavouras e a utilização de aplicativos, o produtor não perde mais colheitas, gasta menos com insumos e aduba o solo com mais precisão.

O agricultor que faz o uso de startups no gerenciamento da propriedade tem o poder nas mãos de tomar decisões assertivas, de forma mais fácil e eficiente. Isso ocorre devido a quantidade de informações que ele tem sobre a produção, o que faz com que a resolução de problemas seja imediata e que ele saiba para onde está direcionando o seu negócio.

A maioria das startups são criadas e desenvolvidas por jovens, conectadas e que percebem nas propriedades da família, um local onde investir, testar e aplicar essas novas tecnologias. Todo esse processo de conectividade no campo está ligado completamente à sucessão familiar rural. O filho que antes saía da propriedade para estudar fora e procurar emprego na cidade, hoje se forma engenheiro agrônomo e volta para realizar a melhoria dos processos de manejo nas lavouras da própria fazenda.

Com a chegada da internet no campo, o acesso a dados e informações até no meio da lavoura e a implementação de sensores no solo, o agricultor que antes demorava meses para ter algum dado sobre a sua lavoura, hoje consegue essas informações em tempo real. Esse processo de gerenciamento pode influenciar no sucesso de uma colheita, mas fatores como a quantidade de nutrientes no solo, disponibilidade de água, qualidade da semente, da semeadura, tempo e clima continuam sendo fatores determinantes para que se obtenha a máxima produtividade.

As startups nascem como os novos modelos de negócio na agricultura, junto delas nascem novos fornecedores e parceiros, assim o agricultor ganha uma forma de gestão eficiente dos dados que possui. 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post