Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Agricultura Digital: a tecnologia no campo

5 meses atrás - por:

A tecnologia está presente na vida de todas as pessoas, seja da forma mais simples até a tecnologia mais complexa. Atualmente, a tecnologia cresce de forma acelerada e seu aperfeiçoamento simplifica vários processos das nossas vidas. No agronegócio não é diferente, tendo avanço significativo, tanto para o campo, quanto para o administrativo, impulsionando o mercado mundial em sua economia como um todo, gerando novas oportunidades e especializações.

Neste novo século, em meados dos anos 2000 surgiu o termo Agricultura Digital, que evoluiu rapidamente, tendo investimento em pesquisas sobre o tema, consequentemente, com o seu aperfeiçoamento, cresceu a sua demanda. O processo de desenvolvimento e transformação digital do agronegócio acontece de forma muito rápida, principalmente devido ao uso de Big Data, Cloud Computing, Telemetria, Agricultura de Precisão, Integração de Sensores, Mobilidade e alta disponibilidade de dados, que estão cada vez mais presentes no cotidiano do agricultor, desafiando o setor a repensar o modelo de negócios atual.

A Agricultura Digital, também chamada de Agricultura 4.0, é o uso e processamento de todos os dados gerados no campo, seja ele através de sensores eletrônicos instalados nas máquinas, sensores nos talhões, uso de imagens de alta resolução (aéreas ou satélites) amostras e apontamentos físicos em campo (de solo, apontamento de pragas), que possam ser georreferenciados, apontamentos econômicos que possam ser atrelados a um talhão. Tudo isso, obviamente, deve estar conectado para que o agricultor possa tomar a decisão mais assertiva baseado nas informações que o campo tem gerado.

Especialistas afirmam que, o ambiente agrícola é vasto e fértil, tendo o Brasil como um dos líderes nessa revolução digital da agricultura, por sua vocação agrícola, por sua liderança no avanço de produtividade e por seus profissionais e pesquisadores que são referência do agronegócio.

Pioneira dentro do termo Agricultura Digital, encontramos a agricultura de precisão, conceito que nasceu na década de 1980 e que hoje é uma parte relevante desse processo de digitalização da agricultura, sendo sua categoria incluída no meio após seu claro uso de tecnologia e ganhar maiores investimentos em suas pesquisas por Startup. Neste contexto, a AgroPrecision está sempre atenta às demandas do setor do agronegócio e, atuando com consultoria na área, desenvolve estudos para aperfeiçoar suas técnicas, das quais são capazes de interagir com a crescente tecnologia, gerando resultados precisos e assertivos para os agricultores.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post