Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Agricultura de Precisão no Mapeamento da Fertilidade do Solo

2 anos atrás - por:

A Agricultura de Precisão (AP) é um tema que está em constante debate, uma vez que a mesma é de extrema relevância para os agricultores.

A AP é uma ferramenta de manejo do solo e de culturas que, embora possa contribuir para melhoria das condições de fertilidade do solo, no entanto, sozinha não conseguirá resolver todos os problemas, visto a complexidade dos sistemas de produção agrícolas do Brasil.

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Rodrigo Rossato, uma excelente alternativa que alia a AP e suas vantagens, é o mapeamento da fertilidade do solo, que consiste em uma prática que considera a variabilidade dos nutrientes no solo. Através da coleta de solo georreferenciada é possível criar mapas de fertilidade química do mesmo e através destes mapas, corrigir as deficiências e excessos destes nutrientes em cada local. Dessa forma, a eficiência na utilização de um fertilizante ou corretivo é melhorada, tendo por consequência o aumento do potencial produtivo das áreas que receberam este tratamento.

“O mapeamento de fertilidade do solo torna-se indispensável ao ponto que o agricultor pode, em tempo hábil, tomar as decisões corretas para sua lavoura, além de conseguir um tempo maior para a negociação de produtos para aplicação, o que impacta na economia do seu negócio.”– argumenta.

Dessa forma, aliar técnicas de manejo precisas e um mapa completo da lavoura (permitindo a gestão da propriedade), são decisões ideais para os agricultores que desejam maximizar a sua produtividade e garantir a lucratividade.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post