Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Agricultura de precisão e digital em tempos de crise

2 meses atrás - por:

O Brasil vem passando por sérias dificuldades econômicas, o que consequentemente afeta toda a cadeia produtiva. Além disso, dois acontecimentos recentes prejudicaram ainda mais o setor: a seca e a pandemia do Covid-19.

Em tempos de atípicos, como o que estamos vivendo, um dos maiores desafios da agricultura é encontrar formas de aumentar a produtividade sem incorporar novas áreas e buscar investimentos que tragam retorno aos agricultores. Neste contexto a agricultura de precisão e digital vem ganhando uma proporção ainda maior, pois, é uma das poucas técnicas agrícolas capaz de otimizar custos e aumentar a produtividade.

Como a agricultura de precisão e digital visa o gerenciamento detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todos os processos envolvidos na produção, torna-se uma das principais estratégias da lavoura. Desse modo, a AgroPrecision, há mais de 15 anos, utiliza as ferramentas da agricultura moderna para entregar aos seus clientes resultados reais, que permitem ao produtor, potencializar a cultura em cultivo. O engenheiro agrônomo da AgroPrecision, Rodrigo Rossato, explica que em um momento como este, a AP têm sido muito importante, pois através do gerenciamento das informações é possível ter um panorama preciso da lavoura, com isso o produtor toma uma decisão inteligente, e sabe onde pode cortar custos sem perda de potencial produtivo.

Em um futuro próximo, todas as atividades agrícolas serão de algum modo monitoradas e assim permitirão melhorar a eficiência dos processos produtivos, gerando informações de grande valia para o produtor e para o consumidor. Ferramentas de sensoriamento remoto, drones, vants e robótica avançada, farão parte da nossa realidade e o produtor contará com toda esta carga de informações para gerenciar e aumentar a produtividade da sua lavoura.

 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post