Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Agricultura de precisão: decisões baseadas em dados e não em opiniões

4 semanas atrás - por:

Diversas pesquisas estão comprovando que uma das ferramentas mais eficientes para conquistar bons resultados na lavoura é a agricultura de precisão e digital.

As quais compreende um conjunto de procedimentos e tecnologias que possibilitam uma análise integral da área, incluindo o manejo de todas as variáveis relativas ao espaço e faz com que a produtividade do cultivo, cresça exponencialmente.

Todavia, essas ferramentas não se limitam apenas ao uso de tecnologia no campo, mas também, está presente na organização das lavouras dentro das propriedades, por exemplo, com tratamento diferenciado sendo dispensado a cada área peculiar.

Quanto um agricultor tem a possibilidade de estudar a sua área para aplicar os insumos no local certo, no momento adequado e com as quantidades corretas, em áreas cada vez menores e mais específicas, ele já está colocando esse comportamento em andamento. Embora algumas lavouras sejam bastante uniformes, outras, trazem variações em fatores como solo e fertilidade, afetando diretamente a produção. Desse modo, se as variáveis podem ser medidas, essas informações podem ser usadas para a otimização da área, aumentando a eficiência e o rendimento.

Ou seja, a agricultura de precisão e digital pode proporcionar uma redução nos custos de produção, gerando tomadas de decisões mais confiáveis e rápidas, diminuindo os riscos da atividade agrícola, controlando toda a lavoura, com mais produtividade e assertividade.

Através desta ferramenta é possível obter uma grande quantidade de dados específicos da cultura, que podem subsidiar a tomada de decisões e reduzir a incerteza na produtividade. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a adoção de destes métodos, é criado um diferencial importante para garantir a competitividade e sustentabilidade do agronegócio, uma vez que estudos comprovam que a combinação destas tecnologias agrícolas, podem aumentar o rendimento global das lavouras.

Assim, com a utilização da agricultura de precisão, o produtor pode realizar uma exploração racional de sua propriedade, otimizando o uso de insumos e, consequentemente, ganhando vantagens no aumento da sua produção, a partir de dados e não de opiniões.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post