Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

A importância do Dia Mundial do Solo

2 anos atrás - por:

Na última terça-feira (05) foi comemorado o Dia Mundial do Solo. A data foi instituída no ano de 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo, com o objetivo de celebrar a importância que o mesmo possui para a sociedade e nestes 15 anos de existência, o Dia Mundial do Solo, promove em diversos estados, eventos para discutir e disseminar a temática.

O solo para os agricultores é o ponto de partida para garantir a produtividade da lavoura. Os nutrientes de que as plantas necessitam são encontrados no solo e dissolvidos na água para que a planta se alimente todo dia, e eles são absorvidos pelas raízes destas plantas.

Variando de acordo com a quantidade em que são utilizados pelas plantas, os nutrientes podem ser divididos em dois grupos: macronutrientes, que são consumidos em maiores quantidades, como compostos de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre; e, os micronutrientes, que são consumidos em quantidades menores, mas que também são importantes para o desenvolvimento da cultura, como compostos de manganês, boro, molibdênio, cloro, zinco, ferro e cobre. Todos estes devem estar à disposição da planta para que a mesma sobreviva e consiga se desenvolver normalmente.

Os engenheiros agrônomos, Leonardo e Rodrigo Rossato, comentam que o Dia Mundial do Solo, vem para reafirmar a relevância que o mesmo possui, tanto para os agricultores como para a sociedade em geral, pois toda a força alimentar de uma nação está sustentada na fertilidade de seu solo e por isso a importância de investir em ferramentas que possam contribuir para melhorar a fertilidade do mesmo, refletindo em produtividade e lucratividade da lavoura. 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post