Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

A economia do RS poderá ser movimentada com a produção de soja na safra 2018/19

10 meses atrás - por:

 

A soja é o grão que movimenta grande parte da economia de todo o nosso país. Com a produção da principal cultura de verão para a safra 2018/19, a projeção é de que o Brasil passe a liderar a produção mundial do grão passando os Estados Unidos, até então líder mundial. Na avaliação do Departamento de Agricultura dos EUA, o Brasil deverá obter uma produção de 117 milhões de toneladas de soja, ficando acima dos 116,5 milhões dos americanos.

O plantio da soja inicia nos próximos dias e especialistas de mercado estão com boas expectativas em relação à produção. A safra 2018/19 deve crescer de 2 a 5% em relação ao ciclo anterior de produção do grão no Brasil. Só no Rio Grande do Sul serão mais de 5,89 milhões de hectares plantados. Segundo levantamento de alguns institutos de pesquisa, a estimativa de produtividade média da oleaginosa é de mais de 18 milhões de toneladas, o que significa mais de três toneladas por hectare. De acordo com a INTL FCStone (empresa do mercado financeiro), o crescimento de produção desta safra tende a ser mais tímido comparado à safra 2017/18, uma vez que esta teve um rendimento excepcional e não se espera que os resultados sejam repetidos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, desde o dia 11 de setembro já havia chuva prevista para a região sul, assim, alguns agricultores já estão se preparando para iniciar o plantio da safra de verão. O mapa de anomalias de precipitação do Inmet para os meses de setembro e outubro, apontam a tendência para chuvas dentro da normalidade em relação aos últimos anos a levemente acima. As condições climáticas vistas na entressafra, no plantio da safra de verão e durante o crescimento da planta são fundamentais para decidir o resultado positivo ou negativo da colheita.

Sobre as exportações da produção, espera-se que mais de 71 milhões de toneladas sejam exportadas, três milhões a menos que o recorde registrado na safra 2017/18 que foi de 74 milhões de toneladas do grão. Só no Rio Grande do Sul a produção de soja está projetada em 31,5 milhões de toneladas, volume que supera a média das últimas cinco safras em mais de 1,6 milhões de toneladas. Esse aumento na produção de grãos do RS refletirá de imediato nas cadeias produtivas e em toda a economia do Estado. São projetados mais de 34 bilhões de reais para serem injetados na economia, considerando apenas o valor da produção da safra da soja.

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post