Fique por dentro das novidades!

Agronegócio

Safra de soja 2018/19 – tratamento de sementes reduz doenças na cultura de verão

10 meses atrás - por:

O cultivo de soja no Brasil é orientado por um padrão ambientalmente responsável, que utiliza práticas de agricultura sustentável, como o sistema de integração lavoura-pecuária, o plantio direto e a agricultura de precisão. Essas formas de manejo da lavoura permitem o uso intensivo do solo com menor impacto ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Para que o cultivo sustentável da maior cultura semeada no país seja realmente praticado pelos agricultores é preciso que o tratamento de sementes contra as doenças seja mais assertivo e menos agressivo ao meio ambiente e à planta. Algumas doenças têm seu início atrelado às sementes, elas são o principal veículo de transmissão de fungos fito patogênicos da cultura, podendo reduzir a germinação e o vigor da planta.

Uma prática que tem sido recomendada para o controle de fungos associados às sementes da soja é o tratamento com fungicidas. Os usos de defensivos agrícolas no tratamento das sementes dão à planta mais condições de defesa contra pragas e doenças que possam atacar a lavoura futuramente. Desta forma objetiva-se melhorar o desempenho de germinação desta semente possibilitando um maior potencial no desenvolvimento inicial da planta e assim obter plantas mais saudáveis e vigorosas.

Algumas condições do ambiente e do clima são favoráveis para a aparição e desenvolvimento de doenças fúngicas nas sementes, especialmente quando há deficiência de água, isso favorece para que o processo de germinação e emergência do embrião da soja seja mais lento expondo as sementes por mais tempo a fungos do solo, que podem causar a deterioração ou a morte da planta.

O ataque de doenças principalmente provindas de fungos pode causar prejuízos tanto ao rendimento de grãos quanto à qualidade das sementes da soja. Entretanto, a utilização de tecnologias e a forma correta de aplicação de fungicidas no tratamento das sementes são manejos que devem ser aplicados para controlar esses ataques patógenos. O sucesso no combate a essas enfermidades vai depender das práticas adotadas pelo agricultor em sua lavoura, utilizando as ferramentas adequadas, os produtos certos e na medida necessária em cada área do solo.

 

Por:
AgroPrecision
Posts do autor

Comentários sobre este post