A importância da agricultura no Brasil é inegável, uma vez que se trata de uma das principais atividades econômicas do país. Segundo Buonafina (2017), o Brasil é considerado o país com maior potencial agrícola do mundo, tendo suas médias de produtividade no setor agrícola com índices positivos.
Diante disso, os agricultores passaram a buscar alternativas eficazes, para atingirem a máxima produtividade nas suas lavouras, assim, diversos procedimentos começaram a ser discutidos para melhorar a produção. A cada cultivo, exige uma atenção e um cuidado diferente na lavoura, no entanto, existem fatores que fogem do controle do agricultor, como as condições climáticas.
Na safra de verão 21/22, os agricultores da região Sul do Brasil enfrentaram sérios problemas relacionados à estiagem, que acarretou em perdas significativas no desenvolvimento das plantas e consequentemente na produção de grãos.
Quando as plantas se encontram em condições de déficit hídrico ocorre um estímulo da expansão do sistema radicular para zonas mais profundas e úmidas do perfil do solo em busca de água, caso não encontrem restrições físicas, evitam assim, o estresse hídrico.
Por isso, é importante ficar atento ao perfil adequado do solo, através da resistência do mesmo à penetração. Ou seja, a resistência do solo à penetração é uma propriedade física que está diretamente relacionada com a exploração do sistema radicular no perfil do solo, sendo necessário o esforço para a raiz penetrar. Camadas que apresentam valores críticos de resistência à penetração são consideradas impeditivas para o crescimento das raízes. Este é um processo grave de degradação do solo e causa limitações em todas as fases da cultura, pois pode dificultar a germinação das sementes e emergência das plântulas, acarretando em atraso no crescimento e não uniformidade da lavoura, crescimento radicular lento dificultando assim o acesso a água e nutrientes essenciais prejudicando o desenvolvimento e afetando diretamente a produtividade das culturas. Além de uma predisposição do solo à erosão, na qual ocorre a perda da camada superficial do solo que é rica em matéria orgânica e nutrientes.
Por isso é de suma importância observar se a lavoura apresenta níveis críticos de resistência à penetração para utilizar técnicas que podem auxiliar na correção deste problema e assim garantir a máxima produção potencial da sua lavoura.
*Conteúdo: Suporte Inteligente AgroPrecision